quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mangaratiba ganha Samu no próximo dia 24

Mangaratiba
Redação
Município terá três ambulâncias e sede construída com recursos da Prefeitura
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Mangaratiba começa a funcionar no próximo dia 24. O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Saúde de Mangaratiba com o governo federal. Três ambulâncias e todo corpo técnico já estão prontos para os possíveis socorros na cidade.
A base do Samu de Mangaratiba tem 250m2 e ficará na Praia do Saco, ao lado do Corpo de Bombeiros e próximo à Defesa Civil. A área foi construída com recursos da Prefeitura. A futura "casa de salvamento" é composta de sala de radiotransmissão, sala de estar, dois quartos, cozinha e banheiro. A Prefeitura de Mangaratiba também equipou todos os cômodos com ar-condicionado, geladeira, fogão, mesas, camas e demais utensílios."É um avanço. A população ganhará muito com isso. Além de sua posição estratégica, pois está a poucos metros da Rodovia Rio-Santos e geograficamente no meio do município", destacou o superintendente de Controle e Avaliação, da Secretaria de Saúde, Luiz Vieira. O total investido em obras para a base foi de R$ 213 mil.
Na quarta-feira (4), enfermeiros, motoristas e técnicos de enfermagem receberam a penúltima etapa da capacitação, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro, com instruções do primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros e coordenador operacional do Samu-BIG (Baía da Ilha Grande), Luciano Silva. Para o secretário de Saúde, Roger Campos, o órgão chega para somar e beneficiar a população. "Vai ajudar muito, principalmente no atendimento às residências. A regionalização deste serviço é muito importante, pois envolve ainda os municípios de Angra e Paraty. Se um acidente for considerado grave o paciente vai para o hospital de Angra, isso facilita", destacou o secretário.
Para que um município seja contemplado pela União com o Samu e quantas ambulâncias serão destacadas há um estudo que detalha a necessidade e o número de habitantes. Geralmente, uma ambulância é destinada para cidades com menos de 100 mil habitantes. Porém, como Mangaratiba faz parte do consórcio da Baía da Ilha Grande, foram concedidas três carros, sendo uma de Unidade de Suporte Avançado. O diferencial dela para as básicas são os equipamentos de urgência como desfibrilador e monitor multiparâmetro. Um médico socorrista, um enfermeiro e um motorista compõem a unidade avançada. Nas básicas, a equipe é formada por um socorrista e o condutor.No total, são 34 profissionais na base de Mangaratiba, sendo sete médicos, sete enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e 12 condutores.


Jornal Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário