segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Bons sinais em Honduras

cercoembA BBC Brasil acaba de anunciar que o chefe do regime hondurenho, Roberto Micheletti, suspendeu o toque de recolher que vigia desde o último 26 e que provocou o fechamento de várias rádios e de um canal de televisão no país. O gesto pode ser um sinal que um acordo, como disse ontem o presidente deposto Manoel Zelaya, pode acontecer nos próximos dias. Ainda é grande a presença de tropas nas ruas e prossegue o cerco à embaixada brasileira em Tegucigalpa, como se vê na foto.

O presidente Zelaya concorda em suspender uma consulta popular sobre a convocação de uma Assembléia Constituinte e em defender-se de qualquer ação judicial contra si. Pede apenas o respeito a seu mandato e a garantia internacional de um processo democrático de escolha de um novo Governo, como estava previsto.

Agora, que digam os senhores que chamaram de “temeridade e imprudência” o retorno de Zelaya ao país se haveria chance de um acordo pacificador e democrático se ele não tivesse tido este gesto de coragem? Que nada, estaria asilado em algum país e a América Latina teria vivido mais um golpe impune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário